Questão de fé

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito:

Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.

domingo, 4 de julho de 2010

Constituinte da Ciência da Religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. Autor: Dr. Frank Usarski

A presente resenha tem como objetivo apresentar o livro Constituinte da Ciência da Religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. O livro é de autoria do Dr. Frank Usarski, pesquisador do Programa de Estudo de Pós-graduados em Ciências das Religiões da PUC-SP.


No livro Constituinte da Ciência da religião, Frank Usarski, reúne cinco ensaios publicados entre 2001 e 2005 dois como capítulos em antologias, e outros como artigos em periódicos.

Usarski propõem o discurso sobre Ciência da Religião como uma disciplina isolada, autônoma, defendendo pesquisa em Ciência da Religião, demonstrando as diferenças entre uma produção Teológica e a pesquisa cientifica da religião.

O primeiro capitulo é um ensaio e tem como titulo: O caminho da institucionalização da Ciência da Religião - Reflexões sobre a fase formativa da disciplina. O capitulo está dividido em seis tópicos. O primeiro tópico trata da problematizarão do tema nesta parte Usarski trata de apresentar a Ciência da Religião.

O segundo tópico do primeiro ensaio com o titulo: Uma caracterização de tipo ideal da Ciência da Religião como ponto de partida. Nesse tópico Usarski apresenta a Ciência da Religião como autônoma da Teologia, uma Ciência da Religião sem filiação isenta de motivos religioso, principalmente cristão.

Pré-requisitos espirituais e socioculturais para institucionalização acadêmica da Ciência da Religião, esse é o titulo do terceiro tópico do primeiro ensaio. Neste tópico trata-se de um breve histórico do estudo da religião, um estudo histórico baseado no cristianismo como fonte primaria de analise de religião até se desenvolver uma Ciência da Religião desvinculada com a um modelo religioso.

O quarto tópico do primeiro ensaio tem o titulo: Pré-requisitos instrumentais para a institucionalização Acadêmica da Religião. Neste tópico o autor destaca que o estudo sistemático das religiões ocorre no período do descobrimento, no momento que os colonizadores entraram em contato com manifestações religiosas diferente. A filologia no contato com o novo surge a curiosidade de estudar o outro.

O papel de Max Muller para a consolidação da ciência da religião e o titulo do quinto tópico do primeiro ensaio. No quinto tópico o autor descreve o surgimento do termo ciência da Religião, percorrendo por alguns pesquisadores o autor mostra que Max Muller em uma de suas publicações utilizou o termo Ciência da Religião.

O sexto tópico é o ultimo do primeiro ensaio, e tem como titulo: A institucionalização da Ciência da Religião como disciplina acadêmica autônoma. O autor no sexto tópico descreve a trajetória da Ciência da Religião como disciplina acadêmica autônoma e seus principais representantes e escolas.

O segundo capitulo é uma síntese com o titulo: Os enganos sobre o sagrado – uma síntese da critica ao ramo clássico da Fenomenologia da Religião e seus conceito-chave. A síntese está dividida em quatro partes, sendo a primeira parte a introdução da síntese e a quarta parte a conclusão. A segunda parte com o titulo: As implicações ontológicas e antropológicas da fenomenologia da religião e as consequências para a abordagem ao mundo religioso empírico.

A critica a Fenomenologia da Religião é a terceira parte do segundo capitulo, nesta parte o autor discorre o tema em vários tópicos, onde ele discorre sobre a fenomenologia da Religião, citando autores utilizando legendas para desenvolver suas explicações.

O perfil paradigmático da Ciência da Religião na Alemanha é o terceiro capitulo do livro, e um texto dividido em seis partes. No texto o autor utiliza o conceito de paradigma de Thomas S. Kuhn, discorre o conceito de paradigma, expõe a Ciência da Religião em constante movimento, e não estagnada. No texto o autor perpassa por pontos de reflexão da Ciência da Religião, a tensão entre o reducionismo e a fenomenologia, o problema do próprio objeto de estudo e a questão disciplina ou campo disciplinar. O autor ainda levanta a problemática entre Ciência da Religião e a Teologia. No final do capitulo o autor levanta questão entre a diferença Da Ciência da Religião e seu ambiente externo.

O Titulo do quarto capitulo é: Descendo a torre de marfim, o impacto do discurso público sobre seitas na Ciência da Religião na Alemanha. O texto é dividido em quatro partes em que o autor fala da Ciência da Religião e sua importância social. Com tantas religiões na Alemanha, criou-se uma necessidade de pesquisa em Ciência da Religião.

O quinto capítulo com o titulo: O potencial da ciência da Religião de Critica ideológicas, o autor faz um esboço sistemático dividindo em quatro partes destacando questões como a doutrina de ídolos de Francis Bacon como base conceitual da reflexão sobre o potencial da critica á ideologia da Ciência da Religião.

O livro Constituinte da Ciência da Religião tem como objetivo esclarecer a disciplina Ciência da Religião. Os textos apresentados pelo autor esclarecem e amplia o conhecimento sobre a temática Ciência da Religião. Utilizando de exemplos do desenvolvimento da Ciência da Religião na Alemanha e toda a problemática em torno do assunto, o autor propõe um olhar especifico para a Ciência da Religião no Brasil, como uma disciplina autônoma e reconhecida como uma ciência importante nas academias.

Frank Usarski, de maneira clara e objetiva apresenta no livro cinco ensaios com questões da Ciência da Religião, deixando claro que a mesma não esta vinculada a uma religião ou filiada a Teologia, mas uma Ciência que tem seus métodos próprios do estudo da religião. A Ciência da Religião apresentada por Frank Usarski, não tem como objetivo de apontar o certo e o errado nas distintas religiões, mas a religião como objeto de estudo pelo cientista da religião.

O livro, Constituintes da Ciência da Religião de Frank Usarski é indicado para os pesquisadores da Ciência da Religião, para teólogos, filósofos, historiadores, sociólogos e aqueles que buscam maiores informações da disciplina que ainda é pouco conhecida e discutida no Brasil.

O livro e de fácil leitura, os textos apresentam citações e referências que enriquece o estudo e a pesquisa, nos textos são apresentado de forma bem clara e objetiva e o autor em alguns textos utiliza de legendas para explicar certos fenômenos, facilitando a leitura e enriquecendo os ensaios por ele apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário